Thiago Cantero

Tecnologia e Entretenimento

Programação

Do Vazio Existencial ao Mito do Programador

Olá, mundo!

Um pouco ausente aqui do Blog, mas sempre antenado ao que concerne o mundo em que estamos, aliás, trago algumas verdades: A Terra não é plana, é um geoide, e a aceleração da gravidade é de 9,8 m/s². O que quero dizer com isso?! Muita coisa, vem comigo.

Para Søren Kierkegaard, criador da Filosofia do Existencialismo, dedicou-se a criação de sua Escola Filosófica que influenciaram outros tantos estudiosos que faz o uso desta premissa, sua vertente basilar foi o Cristianismo, e sua ideia principal é sintetizada neste trecho:

A raça humana deixou de temer a Deus. Depois disso, veio o castigo: passou a temer a si mesma, a ansiar pelo fantasmagórico, e agora treme diante dessa criatura de sua própria imaginação.

Sim, se pararmos para observar, e não nos apegarmos ao fundamentalismo de qualquer fé, de fato é o que vemos no mundo de hoje. Pessoas que temem serem si mesmas, criando conceitos inexistentes na lógica, natureza, dentre outras ciências diversas do conhecimento humano.

Ora, o que tem a ver com Desenvolvimento? Tudo, em absoluto! Se estamos em um Geoide, cujo o nome é Terra, faz todo sentido falar sobre isso, fato que o contexto ao qual estamos inseridos se faz presente. Como demonstrei em posts anteriores, o mercado está cheio de “profissionais qualificados” que mal sabem compreender a percepção do mundo que o cerca. Se dizem compreender o problema do cliente, mas o que criam são apenas ferramentas ineficientes, caras e absurdamente ilógicas.

Pregam que Linguagem A é a tendência de mercado, mas se esquecem de aplicar conceitos básicos ao desenvolvimento de seus produtos, falam sobre frameworks javascript, frontend, backend, mas não sabem realizar um cálculo para mensurar a latência dos respectivos servidores e serviços que ali estão. Aliada a desvalorização do conhecimento, em que muitos se julgam capazes, sem ao menos dedicar-se aos bancos escolares, e quando falo sobre isso, não estou dizendo que ninguém pode ser programador, pelo contrário. Me refiro sobre os picaretas que querem ganhar dinheiro fácil, sem o mínimo esforço, utilizando-se do suor e dedicação alheia, as quais não lhe são de seu atributo como indivíduo, em outras palavras, golpistas.

É redundante falar sobre?! Creio que não, afinal todo dia me impressionarei com as “boas novas” desta loucura coletiva que é o Programador Mito x Vazio Existencial.