Thiago Cantero

Tecnologia e Entretenimento

CiênciaHistória

Metodologia Científica

Caros leitores, a Ciência nos serve de arcabouço para novas descobertas, melhorias de processos que envolve nossas vidas, direta e indiretamente.

Para que ela tenha seu sustentáculo, faz necessário a criação de um método, cuja a acepção da palavra diz que um procedimento ou técnica de acordo um plano (adaptado do Dicionário Aurélio). Percebam, se não há algo regulamentar, jamais sairá do mundo imaginário e terá sua realização na Práxis.

É de conhecimento a origem do Método Científico no Século IX, com o Físico Iraquiano Alhazém (965-1040), e olha só que curioso, assim como grandes invenções e descobertas, mais uma contribuição do Mundo Oriental. Comentários à parte, uma Civilização que estava anos luz à Ocidental neste mesmo período, sobre todos os aspectos. Seu surgimento possibilitou muitas evidenciações de todas as áreas do Conhecimento Humano, das Artes, Matemática, Física, Música, em um fractal polifórmico infinito.

Com o avanço dos séculos, mais precisamente após o fim da Idade Média, e o começo da Idade Moderna, surgiram grandes pensadores que influenciara a Humanidade por gerações, dentre eles destaco: Francis Bacon, René Descartes, Augusto Comte. Este time seleto começara o que temos hoje, e quase nada aplicável por infelicidade das difusões das inverdades surrealistas, a possibilidade de realizarmos pesquisas de fato, com a segurança de obtermos êxito na missão. Foram discutidas o Método Empírico o qual trata sobre as relações do individuo com as situações do cotidiano, as adaptações conforme as necessidades; e o Método Científico: pragmático, inexorável, crítico, ordenado. Estas duas vertentes possibilitaram a criação da dialética, em que as contraposições nos ofertaram muita criticidade acerca do contexto ao qual, por ventura, estamos inseridos. Imagine se não pensássemos sobre os vetores na física? Não seria possível realizar grandes façanhas como simular uma trajetória de um foguete em direção a Lua, a aplicação de soro fisiológico em nossas veias, os conceitos mais profundos da Cinemática, nada. Assustador, não?!

E por que tudo isso, às 22h08 de uma noite de 7 de Junho de 2021?Meu Prezado, Leitor. Veja o quão há de incrível nas ações ou observações que o cerca. Tudo tem um porquê, uma razão de existir, em valores absolutos, tal qual uma Coeficiente de correlação de Pearson nos demonstra. Lembro-me que quando adolescente na antiga MTV havia uma vinheta cuja a frase era: “Desligue a Televisão e vá ler um livro.” hoje dou total razão a aquela vinheta de apenas 20 segundos, aproximadamente.

E ainda que a Ciência é tido como o referencial da Luz, que haja luz sobre nós! E que possamos nos tornar Geradores e contribuidores desta linha de transmissão sem fim.

Boa viagem 😉