Thiago Cantero

Tecnologia e Entretenimento

Arquitetura de SoftwareC#linguagem de programaçãoProgramaçãoPython

Adoção de Frameworks, qual escolher?

Olá, mundo!
Tudo bem?

Hoje falarei sobre os frameworks e quando eles devem serem empregados, mas antes vamos ao conceito de framework?

Framework é um conjunto de classes que colaboram para realizar uma responsabilidade para um domínio de um subsistema da aplicação.
— Fayad e Schmidt[1]
Muito diferente das classes, padrões de projetos já falados por aqui, os frameworks são soluções prontas para resolução de problemas diversos. Com o objetivo de ofertar menos reutilização de código, tornando mais seguro, e de melhor manutenção.
Imagine como isso era na década de 70 ou 80, eram bem escassos os recursos, muito embora já existia o paradigma de Orientação a Objetos, a maioria dos Softwares eram escritos em linguagem estruturada. Eram tempos de ouro, em que o talento de fato falava mais alto!Hoje as coisas são relativamente mais fáceis, no entanto se exige a compreensão de uma linguagem, no mínimo, uma que você domine, para depois adotar um framework!Esta é uma dica de ouro! ; )

Spring Framework 5

Programar em Java, principalmente para aplicações Web era frustrante, desde a chegada do Spring Framework que facilitou e muito a adoção do Java nas aplicações WEB, no entanto tem um grande porém!Eu recomendo a IDE a Spring Tools, que é baseada no Eclipse.

Spring.io

The web framework for perfectionists with deadlines | Django

A nova “Hype” do momento é a linguagem Python, e agregando valor a esta linguagem o Django traz um framework robusto e bem completo para criar sua aplicação web, e aqui tem uma grande vantagem, através de APIs, é possível incluir funcionalidades de várias bibliotecas nativas para Python para sua aplicação Web, como ML, DL e outras.

Djangoproject.com

ASP.NET Core MVC: Tutorial | Simplilearn

Um framework completo para aplicações corporativas, com inúmeras funcionalidades e ferramentas para desenvolver e dar manutenção/escalabilidade sob qualquer aspecto. o ASP.NET MVC em seu core utiliza a linguagem C#, hoje tem outras maneiras de desenvolver, principalmente em ambiente Linux, inclusive há suporte nativo ao Kernel do pinguim. Recomendo.

Microsoft

Symfony, High Performance PHP Framework for Web Development

Symfony é a excelência do código em PHP, quando se trata de aplicações corporativas de grande porte, se utilizando PHP, se pensa em Symfony. Além de ter uma série de ferramentas como a excelente Symfony Console Component, utilizada no famoso Artisan do Laravel, ele tem nativamente a adoção do Doctrine, um ORM que utiliza o padrão Data Mapper, facilitando os testes, documentação e escalabilidade.

Symfony

Laravel – Wikipédia, a enciclopédia livre

Laravel é sem dúvidas, um framework em PHP que se assemelha muito ao ASP.NET MVC, tanto é que o criador Taylor Otwell diz que teve influência do framework da Microsoft ao escrever as primeiras linhas do Laravel.

Ele teve como base o Symfony, inclusive utiliza alguns componentes em sua base, como o Symfony Comand Console, no entanto sua adoção de ORM foi desenvolvida pela equipe, e é baseada no padrão Active Record, com o nome de Eloquent. Também um framework muito consolidado no mercado, com prospecção para aplicações de grande e médio porte, já que há suporte para extensões como o Laravel Octane, dentre outras disponíveis para alta disponibilidade com PHP.

laravel.com

Aqui são só alguns com que tive contato, obviamente que para cada situação existem suas especificidades, espero que tenha sido útil essa breve conversa.

Até mais. ; )

 

A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que, em verdade, pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.