Thiago Cantero

Tecnologia e Entretenimento

História

Quinn, the Eskimo!O Paladino da resolução dos problemas insolúveis!

Começarei este post assim:

Well everybody’s building that boats
Some are building monuments, others jotting down notes
Well everybody’s in despair, every girl and boy
But when Quinn the Eskimo gets here everybody’s gonna jump for joy
Oh come all without, come all within
You’ll not see nothing like the mighty Quinn
Come all without, come all within
You’ll not see nothing like the mighty Quinn
tradução:
Todo mundo está construindo os grandes navios e os barcos,
Alguns estão construindo monumentos,
Outros, tomando notas,
Todo mundo está em desespero,
Toda garota e garoto
Mas quando Quinn o esquimó chega aqui,
Todo mundo salta de alegria.
Venham todos de fora, Venham todos conhecidos,
Vocês não verão nada parecido com o poderoso Quinn.
Trecho da canção, The Mighty Quinn (O Incrível Quinn) de autoria de Bob Dylan, e famosa pela excelente  Banda Manfred Mann.

Todo profissional, ou até mesmo nas relações pessoais já se deparou como uma figura como esta, um Paladino Alado que provê de sua fala estelionatária que resolve problemas de toda ordem, exemplo a paz mundial.

Todavia isto é impossível, mas ainda sim existem pessoas que criam estas narrativas estapafúrdias, como Coachs, Life Planner, Day Trader, dentre outros golpes que as pessoas insistem em cair. Com o advento da ampla difusão, aliada a oportunidade de pessoas se darem bem, este tipo de conteúdo é o “mais do mesmo” na internet, o que se torna muito perigoso, pois envolve custos de toda ordem, como financeiro, tempo, e até mesmo os rumos de uma Organização.

Tá, mas o que tem ver com o desenvolvimento?! Tudo, meu caro leitor!Tudo!

Ao longo de 25 anos atuando na área da informática, e suas áreas correlatas, como programação de computadores, redes de computadores, banco de dados, percebi que há muitos adeptos da prática de Efeito Dunning-Kruger, que já fora inclusive dissertado aqui neste post. Em que falo sobre a linguagem PHP, e por qual razão ela é tão massacrada assim.

Como evitar isso?Eu creio que as pessoas hoje são desprovidas de senso crítico, pela razão da facilidade de se obter informações, que muitas das vezes são inverídicas, como o Nefasto Hitler tinha como estrategista o Ministro de Propaganda Joseph Goebbels que em sua célebre frase diz:

“Uma mentira contada mil vezes se torna verdade”

Para quem não lembra, na Alemanha Nazista foi promovida, por infeliz coincidência no dia em que faço aniversário, 10 de maio de 1933, a Queima de livros na Alemanha Nazista, esta medida foi uma forma de causar e ampliar a ignorância entre o povo alemão, para que não houvessem questionamentos. Isto ainda é uma prática muito comum, estamos aqui falando sobre pessoas que ganham a vida enganando outras!Naquele outro contexto, estávamos falando sobre uma Guerra, inglória e absurdamente estúpida. Para tanto devemos ter a reflexão de que toda e qualquer ciência, necessita de fatos, provas e suas contraposições. Senão basta eu criar um Blog, como este, ou um canal de Youtube e voilá!Tenho a panaceia para todo e qualquer tipo de problema!Não, não!As coisas não funcionam assim!
Se ao acaso fossem, por que então existem Universidades, Cursos de Especialização?!Apenas pelo mero capricho de prover algo em troca de dinheiro?!Não faz nenhum sentido.

Creio que o problema está ligado à educação de base, e a falta de estímulo de leitura, digo com propriedade, pois nosso País (Brasil), tem uma alta taxa de analfabetismo funcional, e isto resulta em adesão às pessoas que se aproveitam da ignorância programada para aplicar seus golpes. Lembro-me do grande Mestre Pierluigi Piazzi quando ele diz uma frase que tem todo o sentido:

“Aluno brasileiro não estuda para aprender, estuda para tirar nota.”

Sim, é factual!Pois o intuito é ter apenas um histórico com uma média aritmética mais alta em detrimento dos demais, porém sem profundidade, sem conhecimento, tampouco resolução de problemas, como uma lamina d´água, uma poça bem rasa, de água turva. Algumas pessoas que chegaram no texto até aqui pensaram: Tá, mas e o Paladino?Calma, já irei expor aqui novamente.

O Paladino está neste gradiente, no intervalo da práxis (a qual ele não tem conhecimento algum), com a falta de conhecimento, entretanto ganhou força pela não observação das demais pessoas que o cerca, ele virou aquilo que Goebbels predisse, se tornou uma mentira vestida de verdade, e isto é muito perigoso. Aproveitarei e deixarei outra frase do Mestre Pier, para reflexão:

“Não existe nada mais perigoso no mundo do que um burro bem intencionado.”

Sim, veja como há algo correlacionado com qualquer matéria, não só na área em que atuo, e sim em toda e qualquer situação de vida. Sem sombra de dúvidas a leitura, o fará mais crítico, e por consequência, lhe trará muito mais sabedoria do que pseudo-pensador, ou organizador de vidas, dentre outras especialidades que por acaso se criem. E o mais interessante, te imuniza de que chamamos hoje, de “Fake News”, pelo amor de Deus, existem mensagens, debates em torno de assuntos absurdamente estúpidos, e sem nenhum sentido que denotam serem falsos de fato.

O Poderoso Quinn é uma cantiga de ninar, e não existe alguém que seja polímata e dê resolução, apenas com palpites, e atribuir para si os feitos de outros, isto é charlatanismo!
Atente-se sempre ao contexto em que está inserido, este é o ponto que devemos sempre ter como referência.

Se chegou até aqui, muito obrigado!

E lembre-se:

Oh come all without, come all within
You’ll not see nothing like the mighty Quinn

; )