Thiago Cantero

Tecnologia e Entretenimento

HistóriaMatemática

A máxima da Teoria 80/20

A Teoria 80/20, conhecida também pela nome Princípio de Pareto, promovida pelo Economista, Sociólogo, Vilfredo Pareto (1848-1923), cujo o conceito preconiza que 80% dos resultados são frutos de 20% de esforços. Mas o que seria isso?
Calma!Vamos aos fatos.

Na Estatística, um quintil compreende uma parte, dentre estas dividas em cinco. Ou em aritmética, pode ser representada por um quinto (1/5). Segundos dados da ONU, processados do ano de 1988 e, publicado em 1992, a distribuição do PIB (Produto Interno Bruto) Mundial, segue esta conformidade (disponível no Wikipedia):

Quadro obtido no Wikipedia

Como podemos observar, o quintil da População Mundial, cuja a riqueza é maior, representam apenas 20% que detém, 82,70% da riqueza deste Globo. A Teoria é bem abrangente, aplicável a qualquer Campo do Conhecimento Humano, como em teste de carga, em que se faz a mensuração do volume de dados processado por um Software.

Com este algoritmo bem definido, podemos estimar muitas previsões assertivas do que está em nosso redor, fascinante como a matemática e o pensamento racional, possibilita prever padrões, todavia nem tudo é um referencial. Obviamente que há estudos de casos mais aprimorados, mas certo de que, existe sim uma máxima dentre o que você produz em suas atividades econômicas, sociais, estudos, e profissionais.

Vejamos a seguinte hipótese, se você ler, e aprimorar alguma técnica ou aprender uma nova aptidão profissional, a fonte de sua informação como: Livros, Aulas, Tempos de Estudos representam 20%, os resultados, ou os louros de sua vitória, representam, em termos percentuais, 80%. E de fato se analisarmos, ocorre em todas as situações de nosso cotidiano.

Notório que a observação, por mais primitiva que seja, é o referencial primordial da Ciência. Um outro exemplo, e é bem evidente de se obter o resultado, é de aplicar ao Campo da Ciência Biológica, por exemplo, se por ventura tivermos uma fazenda, em que se produz grãos, na condição hipotética adotarmos uma muda mais resistente à determinada praga, logo teremos mais produção sem usos de agrotóxicos, e se fizermos uma proporção, adivinha… …Claro que é um exemplo absurdamente raso, mas o intuito é levá-lo a raciocinar o que este visionário, Pareto fez.
Espero que tenha sido uma boa viagem até aqui, e lembre-se o caminho do conhecimento é o mais transformador.

Até mais.

 

Princípio de Pareto  (foto do Post) – Autor tuk69tuk, disponível em https://www.freepik.com/premium-vector/flat-design-pareto-principle-80-20-rule_6668644.htm