Thiago Cantero

Tecnologia e Entretenimento

Desenvolvimento Web

PHP é realmente uma linguagem ruim?

Conheci a linguagem PHP em meados do ano de 2004, na ocasião também tive meu aprofundamento no ambiente Linux. A versão era a 4.3, não tinha suporte para Orientação a Objetos, era praticamente escrever código e mais códigos, todavia programar naquela época, por mais que tivesse muito mais problemas do que nos dias atuais, era bem mais divertido. Não existia essa futilidade de que a linguagem A é melhor que B, ou estipular rótulos com o objetivo de assassinar reputação do programador em questão. Vez que ela fora criada para o ambiente Web, e só!;)

Hoje, até me canso em ver/ouvir muitas falácias proferidas por pessoas que se dizem conhecedores de Linguagens Fortemente Tipada, Metodologias Ágeis, dentre outros detalhamentos absurdamente estúpidos, estapafúrdios, ilógicos, surreais, e não resolverem questões básicas, em que são aplicáveis apenas a percepção do mundo real, nada de muito lúdico ou de alta complexidade.
Me questionarão o Por que do título do Post ser isso, eu fiz esta retórica e, providenciarei a resposta desde já!

Como sabemos, nos dias atuais, temos cerca de 4,66 Bilhões de usuários na grande Rede Mundial de Computadores, a Internet, e este é um fato relevante, já que no universo das aplicações rodando em web, cerca de 79% dos sites são feitos em PHP. Tá, mas tem poucas práticas de segurança, a linguagem é muito permissiva no tocante a declaração de variáveis, etc, etc, etc… …já entrarei nesta discussão, acalma-te!

Perceberam o dado relevante?É muita gente consumindo serviços na Web, e os sites/aplicações tem que se reinventar de muitas formas, não seria um mercado interessante?Mas é claro que sim!Não entrarei no mérito de tecer críticas às Empresas que estão fornecendo seus produtos, a Linguagem C# é ótima também, Java, Python, Ruby on Rails, Javascript, enfim. A questão é que, com o advento das redes sociais, criamos pessoas com poder de persuasão e estas são análogas à teoria do Efeito Dunning-Kruger, caso não conheçam, recomendo a leitura! Elas impõe até mesmo nos ambientes corporativos os desejos das linguagem que ela julga ser a melhor, sem ao menos saber o custo que implica, o atraso, dentre outros detalhamentos imbecis, líquidos e rasos. Só apenas vendem seu produto sem ao menos tê-lo, é bem isso que ocorre. Cabe a citação do grande Mestre Pierluigi Piazzi “Não existe nada mais perigoso no mundo do que um burro bem intencionado.” e outra excelente também: “inclusão digital só funciona em exame de próstata.”. A ação deste indivíduos está pautada no imediatismo, notoriedade, vaidade, burrice, dentre outros adjetivos nato-correlatos.

Voltando ao que realmente interessa, o PHP pode ter aplicado os padrões de projeto de software, darei mais ênfase “Design Patterns”, pois bem, por ser uma linguagem moderna, como as que citei acima, é perfeitamente condizente ao que preconiza as boas práticas da engenharia de software. Além disso, possui também as PSR, que são as recomendações da escrita do código para que os desenvolvedores deem uma qualidade, além de ofertar mais compreensão do código em si.

Sem contar que existem inúmeros frameworks excelentes e muito maduros, como o Laravel, Codeigniter, Symfony, CakePHP, Yii, insisto que realizarão o questionamento: “Nossa, mas tem muitos frameworks?!” Sim, a linguagem é de código aberto, assim como o seu framework C# também é!;)

Bom, resumidamente é isso, creio que com as frases impactantes do Mestre Pier chegamos em um denominador comum, e não criarmos muros para algo que é plausível, e sim pontes para difundir o conhecimento para aqueles que não se deixam levar por modinhas, dentre outras vertentes!
A linguagem boa?Tudo depende do que você conhece, se você desenvolve em Java, seja feliz! O mundo é isso, pessoal. Faço aqui a analogia dos Arcadistas “Inutilia Truncat”, despreze o inútil.