Archive for category Hardware

Realidade Aumentada – Conceito

Um novo conceito surgiu no mundo da tecnologia, a Realidade Aumentada.

Mas o que seria esta Realidade Aumentada!?

Vamos começar pelo início. Realidade Aumentada é a tecnologia capaz do usuário interagir com o mundo virtual, através do mundo físico, como por exemplo capturar movimentos, para um personagem em um jogo fazê-lo.

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.” – Wikipedia

Um grande exemplo desta tecnologia hoje em uso, é o nintendo Wii, cujo o console dispõe de controles sem fios os quais permitem que o jogador tenha uma interação maior com o jogo, deixando a jogabilidade bem próximo da realidade.

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas se interessaram em investir em pesquisas nesta área, como a Microsoft, onde fora criado o Projeto Natal.

A Microsoft conseguiu que seu console o XBOX 360, identifica-se o jogador, através de uma espécie de câmera, onde ele tem total interação com o jogo, bem como a interação com voz, para isso utilizando um sistema de reconhecimento de voz.

Existem projetos para PC também, como este, um MOD para se aplicar no Half Life, onde você utiliza a cabeça para dar zoom, movimento, enfim muito interessante, o projeto chama-se Head Tracking, pode ser acessado aqui, vejam o vídeo abaixo:

Bom, espero que tenham gostado da matéria.

Abraços

Thiago Cantero Mari Monteiro

,

41 Comentários

Firmware do teclado da Apple é vulnerável à ataques hackers

Quase todos os periféricos de informática de acho em dia,  possuem memórias ou processadores, incluindo os teclados da Apple que não são exceção à regra. Eles possuem 8kb de memória flash, e 256 bytes de RAM.K. Chen achou uma maneira muito fácil de instalar keyloggers e outras possibiliaddes de injetar códigos maliciosos nos teclados da Apple. (mais aqui).

Enquanto 8kb de memória flash e 256 bytes de RAM, lhe parece que não seja uma grande quantidade de espaço, é espaço o suficiente para um bom programador, utilizar tal espaço com intenção de colocar códigos maliciosos como Keyloggers e outras ameaças.

Isto é muito fácil de se fazer em dispostivos da Apple que possuem tais componentes, graças a um sofware que permite atualização do firmware o HIDFirmwareUpdaterTool.”O programa é executado,  funciona como uma quebra definida, onde você pode colocar o código malicioso e no meio da possível atualização.”Em questão de segundos seu teclado está comprometido, reinicialização não irá ajudar, mesmo tirando as baterias do dispositivo, é impossível de se indentificar.

K. Chen demonstrated a rudimentary keylogger which would print the last five typed characters. There was 1Kb of free space left inside the keyboard, so you can store quite a few keystrokes. It wouldn’t take much to do this remotely, using a compromised website, for instance.

K. Chen demonstrou um simples keylogger que mostra os cinco últimos caractéres pressionados. Houve apenas 1kb de espaço livre no teclado, então você pode armazenar algumas informações. Não seria muito para fazer isto remotamente, utilizando um serviço de internet, por exemplo.

Veja o vídeo:

Fonte: Os News

, ,

3 Comentários

Linux é o primeiro S.O a suportar USB 3.0

Não foi incluído esses módulos no último lançamento do kernel, porém há previsão de incluir os módulos para as próximas versões, inclusive das distribuições Debian e Ubuntu, se você já possui um dispositivo USB 3.0 em mãos, você mesmo poderá fazer através destas instruções!;)

Fonte: OS News

, ,

Nenhum comentário.

Saia definitivamente do software proprietário, use BIOS 100% Software Livre

Agradeço ao blog O Velho, onde encontrei este artigo!

Trata-se do projeto coreboot, projeto este que talvez seja um pouco excêntrico, porém para os amantes do software livre, vem a calhar!

Em suma, o coreboot traz diversos BIOS, isto mesmo, BIOS!De código livre, livrando definitivamente o seu hardware de qualquer software proprietário!:)

Ainda não encontrei nenhum hardware daqui de casa com suporte a tais BIOS, porém há uma grande lista por lá!Caso alguém por ai consiga instalar e quiser postar por aqui, seria interessante!

Para acessar o site clique aqui.

, ,

Nenhum comentário.

Open-Audit – Sistema de inventário de máquinas opensource

Um grande artigo escrito por inforrak semana passada no site Viva o Linux, me deixou com os cabelos em pé!

O artigo trata de um sistema de inventário de parque de máquinas, que para instala-lo basta você ter simplesmente um Servidor LAMP (Linux, Apache, Mysql e PHP) ou até mesmo rodar em Windows, com os mesmos requisitos outrora exigidos no Linux.

O sistema é de simples implementação, basta você colocar em qualquer pasta do apache e rodar, ele tem um instalador próprio, que cria o banco de dados, tudo automático!

Para realizar tal feito, você terá que acessar via web, o Open-Audit, clicar em administração > Audite esta máquina, pronto!Ele gerará um arquivo VBS (Visual Basic Script) e após rodar o script ele atualizará o serviço, fornecendo todos os dados de sua máquina, como hardware, partições, softwares…

Para saber mais, confira o artigo aqui.

Para baixar clique aqui.

, , , ,

Nenhum comentário.

Programação de Drivers para Windows

Vasculhando pela net, em uma noite de natal, afim de encontrar documentações para programação de baixo nível para desenvolvimento de drivers, encontrei estes dois sites que tratam muito bem o assunto!

Obviamente que não tenho ainda as habilidades que estes programadores tem, em programar em kernel mode, mas no entanto me interesso, ao menos para adquirir cultura e saber como as coisas funcionam, assim como no mundo  do código livre.

Bom, um site que indico para a iniciação e ou mera curisosidade a ser “matada” é o www.1bit.com.br, site do Rodrigo Strauss, muito interessante com artigos voltado á programação da lingaguem c++ e api para o controle de E/S.O outro site é de seu amigo p www.driverentry.com.br, site do Fernando Roberto da Silva, altamente capacitado nesta área inclusive com calendário de cursos na área.

Agora temos os caminhos da pedra neste segmento, espero ter ajudado.

Abraços,

Thiago Cantero Mari Monteiro

Nenhum comentário.

AMD entra na disputa do mercado dos netbooks

A AMD esta prestes a anunciar o seu mais novo produto no ramo de processadores, mais especificamente no nicho de mercado, que anda crescendo cada dia mais por sua facilidade de portabilidade, os netbooks!

A estratégia da AMD é otimizar o consumo de energia e com isso ter autonomia de 8 a 9 horas de consumo na bateria!E aliado a isso, a empresa pretende também focar em processamento gráfico com uma placa integrada ATI, mas de forma bem cuidadosa para não haver muito consumo de energia!

Será um concorrente a altura do Intel Atom!?

Não quero dar minha opinião, apesar de sempre utilizar processadores AMD aqui em casa, desde os K6-2!

O importante é que para nós isso cria a concorrência, gerando uma opção a mais neste nicho de mercado, resultando em preços mais baixos, já que a VIA também já esta nessa luta!

Fonte: Guia do Hardware

, , , , , ,

Nenhum comentário.

Qual é o sistema operacional dos Mp7´s da vida!?

Você que talvez tenha visto os famosos mp7´s, mp9´s e afins, que na verdade são smartphones, deve ter se perguntado!

Qual sistema operacional este aparelho usa!?

Bom, eu cheguei a mexer em um aparelho de um amigo meu, e achei agradável sua interface, tudo bem que não chega aos pés dos famosos sistemas como Symbian, Windows Mobile, Palm OS e Android, mas bem que temos que dar o braço a torcer e ver que por mais simples, o que isto também implica em seu preço, é um software modesto mais funcional!

O desenvolvedor do sistema é a empresa Mentor Graphics e seu nome é Nucleus OS, no site deles eles demonstram como funciona cada camada do software, do kernel até ao acesso aos dispositivos!

Ahhh!Atenção para esta interjeição!

Eles disponibilizam em seu site um SDK para desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional!

Olha ai um nicho de mercado!

Talvez seja uma cultura inútil isso!?

Eu acho que não, acredito que seja mais um item que pode ser alternativo, concordo!Porém é interessante que exista empresas como estas, pois pelo menos não estão tão preocupadas com lucros e que com sua existência, hoje estamos conseguindo ter uma maior inclusão digital!

Para acessar o site clique aqui.

,

Nenhum comentário.

Pendrives no Windows 98

Introdução

Todos nós sabemos que o Windows 98 tem esta deficiência com relação ao uso de

dispositivos de armazenamento de massa removíveis, ou os populares pendrives!

Isso é devido na época do lançamento do Windows não haver o interesse por parte da Microsoft, em produzir um driver genérico para a comunicação do dispositivo.Como é presente no Windows 2000, cujo o suporte já é bem melhorado.

O leitor que esta vendo esta dica, perguntará, “Tá bom, disso eu sei!E ai!?”.

Bom, se você como eu, teve que encarar máquinas antigas, as quais possuem usb, e você tem pressa para salvar uma informação e outro tipo de coisa, sabe o quanto é difícil e trabalhoso, caso você não esteja em um ambiente de rede por exemplo, tendo que por vezes até gravar um cd ou utilizar os antigos disquetes!:(

Depois de várias experiências, encontrei um driver genérico para WIN98 (Primeira Edição) e WIN98SE(Segunda Edição), que funcionou como uma mão na roda!

Instalação

Antes de tudo o hardware que utilizei na instalação:

Placa Mãe Asus A7v266

Atlhon XP 1.7 Ghz

256 MB RAM

HD 40 GB

O Driver é encontrado neste endereço: http://www.technical-assistance.co.uk/kb/usbmsd98.php, lá você encontra as versões para o WIN98FE(Primeira Edição) e WIN98SE(Segunda Edição), eu baixei a versão 3.1.2 Beta English, funcionou perfeito!

Após baixar o arquivo, execute-o e reinicie o Windows, feita a reinicialização, plugue o diapositivo na porta usb, ele pedirá um driver referente ao dispositivo, aponte o caminho do driver no diretório criado na extração do arquivos do driver (“/Uw98Fe”), no caso da Rrimeira Edição do Win98, aguarde a instalação e pronto!O dispositivo esta pronto para o uso!!!

Confira algumas fotos:

Windows Explorer

Gerenciador do Dispositvo USB (Driver em inglês)

Foto da Barra de Ferramentas

Bom senhores, é isso ai!

Espero ter ajudado!

Fiquem com Deus

Abraços

Thiago Cantero Mari Monteiro

, , ,

Nenhum comentário.

Splashtop – Uma Visão do Futuro dos S.O´s

Esta rolando pelo YouTube os vídeos do Splashtop em ação!!!

Mas o que é o Splashtop!?

Bom, Splashtop trata-se de uma revolução da indústria de hardware, ou seja, um sistema operacional independente, fornecido no próprio hardware, sem a necessidade de um sistema operacional que todos nós já estamos acostumados.

Sua iniciliazação demora 15 segundos e fornece uma série de aplicativos, digamos essenciais para que executamos funções básicas em caso de emergência por exemplo, trazendo softwares como um navegador web (baseado em firefox), skype, e funções como ouvir música e assistir videos!

Infelizmente na atual versão não é possível ter acesso ao sistema de arquivos do HD, mas há a possibilidade de salvar os dados em um pendrive!Aguardamos em futuras versões esta possibilidade!

O vídeo e parte da matéria foram tirados do Guia do Hardware.

,

Nenhum comentário.