Archive for category Programação

Realidade Aumentada – Conceito

Um novo conceito surgiu no mundo da tecnologia, a Realidade Aumentada.

Mas o que seria esta Realidade Aumentada!?

Vamos começar pelo início. Realidade Aumentada é a tecnologia capaz do usuário interagir com o mundo virtual, através do mundo físico, como por exemplo capturar movimentos, para um personagem em um jogo fazê-lo.

Realidade Aumentada (RA) é uma linha de pesquisa dentro da ciência da computação que lida com integração do mundo real e elementos virtuais ou dados criados pelo computador. Atualmente, a maior parte das pesquisas em RA está ligada ao uso de vídeos transmitidos ao vivo, que são digitalmente processados e “ampliados” pela adição de gráficos criados pelo computador. Pesquisas avançadas incluem uso de rastreamento de dados em movimento, reconhecimento de marcadores confiáveis utilizando mecanismos de visão, e a construção de ambientes controlados contendo qualquer número de sensores e atuadores.” – Wikipedia

Um grande exemplo desta tecnologia hoje em uso, é o nintendo Wii, cujo o console dispõe de controles sem fios os quais permitem que o jogador tenha uma interação maior com o jogo, deixando a jogabilidade bem próximo da realidade.

Com o avanço da tecnologia, muitas empresas se interessaram em investir em pesquisas nesta área, como a Microsoft, onde fora criado o Projeto Natal.

A Microsoft conseguiu que seu console o XBOX 360, identifica-se o jogador, através de uma espécie de câmera, onde ele tem total interação com o jogo, bem como a interação com voz, para isso utilizando um sistema de reconhecimento de voz.

Existem projetos para PC também, como este, um MOD para se aplicar no Half Life, onde você utiliza a cabeça para dar zoom, movimento, enfim muito interessante, o projeto chama-se Head Tracking, pode ser acessado aqui, vejam o vídeo abaixo:

Bom, espero que tenham gostado da matéria.

Abraços

Thiago Cantero Mari Monteiro

,

41 Comentários

GitHub – Comunidade de Códigos

Essa é mais uma dica interessante para quem trabalha com desenvolvimento, esse site contém uma série de scripts e documentações referentes a frameworks de diversas linguagens de programação, oferecendo exemplos e casos práticos para várias soluções!

Neste site você encontra conteúdo sobre Ruby, Java, Javascript, PHP, C entre outras linguagens!

Valem a pena conferir!

Para acessar clique aqui.

Nenhum comentário.

Dicas para inciantes em Shell Script

 

Este post aqui encontrado no Guia do Hardware, passa com riqueza de detalhes todos os passos para você dominar a linguagem Shell, com exemplos e explicação do código, passando com clareza esta poderosa linguagem!

Para ler clique aqui.

, ,

Nenhum comentário.

SVG – Algumas dicas

SVG é uma linguagem oriunda do XML para a criação de imagens vetorias em 2D, com ela é possível criar imagens (formas geométricas, texto) e o melhor, você pode aumentar a figura sem haver a perda da definição da imagem, e o melhor é um formato aberto, já que as especificações foram elaboradas pela W3C!
Aqui abaixo um vídeo obtido da comunidade Inkscape Brasil, exemplificando o SVG:

Olha só uma figura como exemplo:

Estes sites são de grande valia, espero que os ajudem:

http://br.gnome.org/bin/view/InkscapeBrasil/SVG

http://apike.ca/prog_svg.html

http://www.svgbasics.com/

http://jwatt.org/svg/authoring/

Nenhum comentário.

Noções de Geoprocessamento

Geoprocessamento segundo a wikipedia é:

É um conjunto de conceitos, métodos e técnicas erigido em torno do processamento eletrônico de dados que opera sobre registros de ocorrência georreferenciados, analisando suas características e relações geotopológicas para produzir informação ambiental.

Como andei me interessando por esta matéria da informática, a qual esta sendo utilizada em diversas aplicações por ai a fora, como o Google Maps, Google Earth e outros, iniciei uma pesquisa pela internet e encontrei este site nacional com diversos artigos, tutoriais e softwares para auxiliar neste segmento.

Para aqueles que se interessarem, o site é o Geo.Net, lá você faz o seu cadastro e acessa os artigos e arquivos para download.

Muito interessante, para acessar o site, clique aqui.

,

Nenhum comentário.

RPG MAKER – Crie seus jogos de RPG

Alguém talvez, já tenha utilizado este aplicativo para criar jogos de RPG!

Este software fez sucesso, no começo do ano 2000, quando Don Miguel, um programador Russo, traduziu as versões 95 e 2000 do RPG MAKER, trazendo ao mundo ocidental!Pois este software somente era comercializado no Japão.

Quando estava na adolescência, me recordo que com meus amigos, tentamos iniciar um projeto de um jogo, mas não deu muito certo!:(

Bom, voltando ao assunto…

…Agora fiquei sabendo que lançaram a versão mais recente do RPG MAKER, o RPG MAKER VX, inclusive agora tem um portal brasileiro repleto de informações e downloads do referido programa!!!

O site é o RPG MAKER BRASIL, lá você encontrará as versões do RPG MAKER, bem como atualizações e utilitários para criar seus jogos.

Acesse o site aqui.

, ,

Nenhum comentário.

Unidev – Portal Nacional voltado ao desenvolvimento de jogos

Se você gosta de programar mesmo que amadoramente jogos de computador e se perguntou, aonde eu poderia encontrar sobre documentação e ou tutoriais para criação de jogos, totalmente em português!

Seus problemas acabaram, este é um site que acompanho há pelo menos uns 4 anos, e aconselho para aqueles que querem aprofundar-se na área, inclusive oferece cursos para as mais variadas áreas!

Para acessar o site, clique aqui.

,

Nenhum comentário.

Programação de Drivers para Windows

Vasculhando pela net, em uma noite de natal, afim de encontrar documentações para programação de baixo nível para desenvolvimento de drivers, encontrei estes dois sites que tratam muito bem o assunto!

Obviamente que não tenho ainda as habilidades que estes programadores tem, em programar em kernel mode, mas no entanto me interesso, ao menos para adquirir cultura e saber como as coisas funcionam, assim como no mundo  do código livre.

Bom, um site que indico para a iniciação e ou mera curisosidade a ser “matada” é o www.1bit.com.br, site do Rodrigo Strauss, muito interessante com artigos voltado á programação da lingaguem c++ e api para o controle de E/S.O outro site é de seu amigo p www.driverentry.com.br, site do Fernando Roberto da Silva, altamente capacitado nesta área inclusive com calendário de cursos na área.

Agora temos os caminhos da pedra neste segmento, espero ter ajudado.

Abraços,

Thiago Cantero Mari Monteiro

Nenhum comentário.

Crie seus jogos em Python

O blog O Velho, indicou um e-book fascinante para programadores de jogos ou quem curte como hobby, passar algumas horas desenvolvendo algum joguinho!
O livro esta em inglês, mas não é um inglês de fácil entendimento, nada de formal!

Vale a pena, para que esta iniciando ou apenas é curioso como eu!

Acesse o livro aqui.

Fonte: O Velho

, ,

Nenhum comentário.

Qual é o sistema operacional dos Mp7´s da vida!?

Você que talvez tenha visto os famosos mp7´s, mp9´s e afins, que na verdade são smartphones, deve ter se perguntado!

Qual sistema operacional este aparelho usa!?

Bom, eu cheguei a mexer em um aparelho de um amigo meu, e achei agradável sua interface, tudo bem que não chega aos pés dos famosos sistemas como Symbian, Windows Mobile, Palm OS e Android, mas bem que temos que dar o braço a torcer e ver que por mais simples, o que isto também implica em seu preço, é um software modesto mais funcional!

O desenvolvedor do sistema é a empresa Mentor Graphics e seu nome é Nucleus OS, no site deles eles demonstram como funciona cada camada do software, do kernel até ao acesso aos dispositivos!

Ahhh!Atenção para esta interjeição!

Eles disponibilizam em seu site um SDK para desenvolvimento de aplicações para o sistema operacional!

Olha ai um nicho de mercado!

Talvez seja uma cultura inútil isso!?

Eu acho que não, acredito que seja mais um item que pode ser alternativo, concordo!Porém é interessante que exista empresas como estas, pois pelo menos não estão tão preocupadas com lucros e que com sua existência, hoje estamos conseguindo ter uma maior inclusão digital!

Para acessar o site clique aqui.

,

Nenhum comentário.